quarta-feira, 29 de março de 2023

Sem nenhuma promessa, expectativa é de que imposto integrado entre em vigor só em 2025

 

freepik

Os efeitos mais práticos de uma suposta reforma tributária só deverão surgir de fato a partir de 2025. É esta a previsão do próprio governo federal, que projeta para daqui a dois anos a entrada em vigor do Imposto sobre Bens e Serviços, o IBS. O tributo será criado para substituir o PIS, a Cofins e o IPI, todos impostos federais, além do ICMS (estadual) e o ISS, cobrado pelos municípios.

Ainda assim, há um longo caminho até a criação do IBS. Para explica Igor Montalvão, advogado, sócio e diretor-jurídico do Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócios, a expectativa em torno do IBS pode ser mais positiva do que sugerem as discussões. “Ainda não há nada de concreto que permita acreditar que o IBS e a reforma tributária num todo estejam prontos num médio prazo. Há uma demora imensa na tramitação da PEC 45/2019, e será preciso aguardar por mais tempo até que vejamos o quanto essa pauta será priorizada no Congresso”, pontua.

Em 2021, havia uma expectativa e até o compromisso de deputados e senadores de colocar o projeto em votação ainda no segundo semestre, evitando assim que adentrasse em 2022, quando a pauta eleitoral poderia comprometer a tramitação. Foi exatamente o que aconteceu. Até hoje o projeto está estagnado, embora haja um interesse já manifestado do governo federal de iniciar algumas votações ainda neste primeiro semestre. O projeto que garantirá a criação do IBS, entretanto, deverá ocorrer somente daqui a um ano.

“Há entraves dentro da proposta do IBS que merecerão novas mesas de debates. Existe um estremecimento nas relações entre municípios e estados por conta da fusão do ICMS e do ISS num mesmo tributo. Há um receio dos prefeitos de que eles percam arrecadação neste sentido. É uma pauta delicada, que também precisará ser trabalhada pela União para viabilizar o IBS”, analisa o Igor.

Além disso, será necessário diminuir as tensões com o próprio Congresso Nacional, cuja divisão hoje é pouco animadora para os projetos do Palácio do Planalto. “Há um entrave político que passa pela falta de prestígio do governo federal. Será necessário abrir negociações com o Centrão para aprovar a reforma tributária, mas isso somente depois de solucionar os percalços que o próprio projeto já está criando. Não vai ser uma proposta fácil, mas todo mundo sairá ganhando se conseguirem a aprovação”, defende o advogado da Montalvão & Souza Lima Advocacia de Negócio.

terça-feira, 7 de março de 2023

Projeto Experimente retorna em 2023 com edição temática sobre escola inglesa de cervejas

 

Projeto Experimente ( foto: Victor Schwaner)

Maior feira cervejeira de Minas Gerais prepara edições especiais para valorizar as quatro tradicionais escolas cervejeiras mundiais, a começar pelos ingleses

Gastronomia, cerveja e rock’n roll seguem de mãos dadas para a primeira edição do Projeto Experimente em 2023. De data e local e marcados, o público pode aguardar mais da maior feira cervejeira de Minas Gerais, dia 8 de abril, na Praça dos Quatro Elementos, em Nova Lima, a partir do meio dia.
Para este ano, o evento embarca numa aventura que irá explorar os princípios cervejeiros e prepara quatro edições temáticas para enaltecer as quatro grandes escolas de cerveja do mundo. A escolha do tema tem o fundamento de trazer ao público um pouco da história e culturas relacionadas à bebida alcoólica mais apreciada do mundo e valorizar os produtos de cada um destes países que servem de berço para a tão querida breja.
Nessa primeira edição, a escola escolhida foi a inglesa. Para isto, todo o evento assume uma identidade que valoriza os países que formam o eixo do Reino Unido e a Irlanda Portanto são aguardadas atrações, restaurantes e muita cerveja que representa tais nações.
“O Projeto Experimente é, como seu próprio nome diz, um espaço para experimentar. Desde que nascemos, criamos um ambiente para nosso público poder apreciar boas cervejas artesanais, descobrir rótulos que as vezes não são tão fáceis de encontrar, curtir um bom rock e ainda se deliciar com um petisco saboroso. Para 2023, queremos intensificar essa tradição originária, e para isso mostraremos as características e a história das raízes cervejeiras. Queremos trazer à tona a evolução dos estilos e contar um pouco sobre como eles se alastraram a ponto de fundamentar cada uma das tradicionais escolas de cervejas”, conta Bruno Lins, produtor do Projeto Experimente.
Para a edição são esperadas mais de 20 cervejarias mineiras. “Nossa ideia é contar mais da cultura cervejeira deste povo e demonstrar o sabor de sua bebida, mas para aqueles paladares que se assemelham melhor a tradicional pilsen ou as cervejas frutadas e demais estilos fora desta escola, podem se sentir em casa também”, convida o produtor.
Além da cerveja, o evento também reserva uma seleção de restaurantes para representar os britânicos em Belo Horizonte. Cerca de 15 casas estão selecionadas e preparam um cardápio que trabalha uma conexão entre os famosos pubs da Terra da Rainha e os nossos tão amados e populares botecos.
E a chave de ouro é o bom e velho rock’n roll. Para esta parte, foi fácil. Afinal, o Reino Unido é o berço deste estilo musical que desde a década de 50 embala multidões mundo afora. Na primeira edição do Projeto Experimente em 2023 não vai ser diferente.
Entre as atrações, estão confirmadas a apresentação da Lurex, um dos maiores covers do Queen no Brasil, a banda U2 Go Home, um famoso cover do irlandês U2 e o Uai Horses Roling Stones que apresenta o tradicional som dos Rollin Stones. Além da Banda Taverna, um grupo especializado em rock celta.
Os ingressos já estão disponíveis e podem ser adquiridos por R$ 25,00 através da plataforma Sympla. O evento é pet friendly e também está sendo preparado um espaço kids para as crianças poderem se divertir.
Serviço – Projeto Experimente
Escola britânica de cerveja
Data: 8 de abril de 2023
Horário: 12 às 22h
Local: Praça Quatro Elementos, Nova Lima - MG
Valor: R$ 25,00, com direito a meia entrada social
Onde comprar: 


Siga em: https://www.instagram.com/projeto.experimente/

IA avança, e sistema com tecnologia já faz reconhecimento facial em menos de 1 segundo

Quando se pensa na evolução dos sistemas de segurança que utilizam a tecnologia da inteligência artificial (IA), é comum imaginar novas má...